segunda-feira, 13 de maio de 2013

Zenmap - Interface gráfica do Nmap

Pois é, depois de muito resistir, fui vencido pelo Zenmap, o front-end gráfico da melhor ferramenta de varredura e descoberta em redes de computadores, o Nmap.

Quando tive o primeiro contato com o Zenmap, permaneci com a ideia: "Para que interface gráfica, seu eu sei os comandos?". Então, durante muito tempo continuei preferindo a linha de comando.

O principal argumento para me convencer foi a capacidade de sumarização do resultado, através de um diagrama com a topologia de rede e da organização dos dados obtidos para cada host identificado na varredura.

O exemplo abaixo apresenta o diagrama para uma varredura que executei, a partir de uma VM com o Kali Linux (a nova versão da distribuição Backtrack) em direção à algumas VMs que compõem o laboratório que utilizo para estudar e ensinar técnicas de invasão.


O diagrama é uma forma rápida de sumarizar a varredura. Rapidamente o analista percebe a quantidade de hops entra atacante e alvo e quais sistemas alvo possuem maior quantidade de portas abertas. No exemplo acima, todos os IP detectados estão no mesmo anel, indicando que estão na mesma rede. Os IP com mais portas abertas são os círculos maiores e identificados em vermelho. Os cadeados indicam a existência de firewalls. A barra lateral também ajuda na identificação ágil dos sistemas operacionais de cada IP, no exemplo percebe-se 1 Linux, 3 Windows e 2 sistemas não identificados, por não terem portas abertas - o que impossibilita a identificação do sistema operacional presente no alvo.

No diagrama a seguir, um exemplo onde atacante e alvo estão em redes diferentes, a 1 hop de distância.

O diagrama e as facilidades de apresentação do Zenmap mostram-se muito úteis para agilizar a análise do resultado da varredura. O analista rapidamente identifica alvos com superfície de ataque maior e através da sumarização do resultado para cada host identifica as portas e serviços abertos.

Outras características também chamaram minha atenção, como a capacidade de agregar varreduras. A cada nova varredura o resultado é adicionado ao existente e a topologia é atualizada.

No site do Nmap existe um seção que apresenta como surfar no diagrama de topologia do Zenmap.

Bons estudos, e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário