domingo, 5 de maio de 2013

Shodan - Mecanismo de Busca de Dispositivos na Internet


Shodan é um mecanismo de busca, mas não como GoogleBing ou Yahoo, que buscam dados em páginas na Internet, e indexam os resultados, para ajudar os internautas a descobrir conteúdo distribuído nas zilhões de páginas existentes e tentar colocar ordem no caos. Ao invés disso, Shodan varre a Internet identificando endereços IP em uso, quais serviços estão disponíveis nesses endereços IP e indexa os banners que são apresentados por esses serviços.

Para os iniciantes que não sabem o que é um banner, geralmente, ao estabelecer uma conexão com um servidor, este apresenta um banner, com informações de interesse do cliente, como versão e nome do servidor. Exemplo de um banner divulgado pro um servidor de correio eletrônico:

220 Welcome to Qmail Toaster Ver. 1.3 smtp Server ESMTP

O Shodan é uma ferramenta útil para um Analista que realiza testes de invasão (Pentesting) ou descoberta de vulnerabilidades (Vulnerability Assessment). Principalmente na etapa de reconhecimento do alvo.  Através de filtros é possível direcionar suas buscas. Suponha que você esteja realizando uma análise de segurança do domínio edu.br, e esteja buscando identificar servidores de Internet Microsoft IIS. Experimente digitar as palavras chave "Microsoft-iis hostdomain:edu.br" e disparar a consulta.


O resultado apresenta 85 servidores - 77 localizados no Brasil.


Para exportar os resultados das consultas e utilizar os filtros net e country,  é necessário criar uma conta (login). Não perca tempo e inicie os estudos sobre o Shodan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário