terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novo Malware que Afeta Linux

Já participei de muitas discussões onde os defensores do Linux alegam que uma de suas vantagens é não ser afetado por Malwares. Isso não é verdade. Também sou defensor do Linux, há mais de 10 anos que só utilizo o concorrente proprietário como video-game, mas não pelo fato que o Linux é invulnerável. Minha escolha se deu por outros fatores, mas, como o tema deste blog é segurança, não vou defender estes motivos, mas alertar para a existência de malwares que podem afetar sistemas Linux/Unix.

Essa idéia que o Linux não precisa de antivírus vai muito além de programadores fanáticos ou rebeldes, também existe no mundo corporativo. Consigo lembrar rapidamente de ao menos 3 corporações de grande porte que apresentam a economia em não utilizar antivírus como uma das razões em ter adotado o Linux.

Costumo defender que o nome antivírus não representa a verdadeira natureza dese tipo de mecanismo de segurança, talvez antimalware seja mais adequado. Afinal, vírus são apenas um tipo de praga virtual, dentre várias.

Uma rápida busca por "malwares linux" no oráculo mostra como o assunto gera discussão, e apresenta várias notícias sobre malwares para Linux.

A notícia mais recente foi postada no SANS e citada no blog da Sophos.
Um novo Bot para Linux foi reportado, baseado em Perl, e capaz de infectar máquinas Linux e Unix.


O Bot possui exploits para aplicações PHP (RFI - Remote File Inclusion) e para um gerenciador de conteúdo e107.org, também em PHP. Entretanto, também foi encontrado em máquinas que não possuíam o PHP instalado.

A Sophos já possui a assinatura para detectar esse malware, e a comunidade Emerging Threats disponibilizou uma assinatura para o Snort que detecta a comunicação do BOT com o servidor gerente.




Fontes:

http://isc.sans.edu/diary.html?storyid=9430
http://www.sophos.com/blogs/sophoslabs/?p=10772

Nenhum comentário:

Postar um comentário